Receita

Nhoque de mandioquinha com molho de presunto defumado Goshen

By fevereiro 25, 2020 No Comments

Ingredientes

200g de Presunto Defumado Goshen cortado em cubinhos médios
500g de mandioquinha (batata baroa)
1/4 de xícara (de chá) de farinha de rosca
1/2 xícara (de chá) de pimentão picado
3 tomates grandes maduros picados
1/2 xícara (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/2 xícara (de chá) de ervilhas congeladas
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
Folhas de manjericão a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo

Serve até 2 pessoas.

Descongele o presunto defumado e corte-o em cubinhos com cerca de 2 cm de lado; reserve.
Pré-aqueça o forno a 210ºC, descasque as mandioquinhas e enrole elas separadamente em folhas de papel alumínio, com o interior brilhante virado para dentro. Leve para assar por cerca de 40 minutos ou até você espetar uma faca e ela atravessar a mandioquinha com facilidade. O tempo pode variar conforme a espessura da mandioquinha.
Remova o papel alumínio, coloque as mandioquinhas assadas em uma vasilha e amasse elas ainda quentes, para não ficarem secas. Tempere com sal a gosto, adicione a farinha de rosca e misture. Espere esfriar por cerca de 20 minutos, para poder modelar com as mãos sem se queimar. Modele bolinhas com cerca de 2cm de diâmetro, dê uma leve achatadinha e coloque em um prato, com um pequeno espaço entre elas. Reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de azeite e refogue o pimentão por cerca de 3 minutos. Acrescente os cubinhos de presunto defumado e refogue até ficarem levemente corados, o que vai levar cerca de 5 minutos. Adicione o tomate picado, a água e misture. Tempere com sal a gosto, abaixe o fogo e deixe ferver. Corrija o sal se necessário, adicione as azeitonas picadas, as ervilhas congeladas e misture. Deixe cozinhar por cerca de um minuto, ou até as ervilhas estarem macias. Desligue, acrescente a salsinha picada e regue com um fio de azeite.
Coloque duas colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande, espalhe bem e coloque as bolinhas de mandioquinha. Deixe fritar em fogo médio até ficarem bem douradinhas e vire para repetir o processo do outro lado.
Sirva o nhoque acompanhado do molho e folhas de manjericão frescas.

 

Fonte: Paula Lumi