Receita

Coxinha de Nata de Soja

By fevereiro 25, 2020 No Comments

Ingredientes

Recheio
250g de Nata de Soja Goshen bem picada e desfiada
1/2 xícara (de chá) de pimentão picado
1/2 colher (de chá) de páprica doce
2 colheres (de chá) de orégano desidratado
1/2 xícara (de chá) de milho cru (1 sabugo)
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/4 de xícara (de chá) de extrato de tomate
1/4 de xícara (de chá) de salsinha picada
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Massa
2 xícaras (de chá) de água
1/2 colher (de chá) de sal
1/4 de colher (de chá) de curry
4 colheres (de sopa) de margarina vegetal
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) de panko ou farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo

Rende até 8 coxinhas médias.

Descongele a Nata de Soja Goshen e corte conforme a descrição; reserve.
Prepare o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o pimentão por cerca de 3 minutos. Adicione a nata de soja, a páprica doce, o orégano, o milho, tempere com sal a gosto e refogue até o milho ficar cozido. Acrescente as azeitonas, o extrato de tomate e misture bem. Desligue e adicione a salsinha picada e tempere com pimenta do reino a gosto.
O recheio não pode estar muito líquido, senão a massa não fechará direito. Caso estiver, adicione um pouco de farinha de trigo para dar mais liga. Deixe esfriar.
Em uma panela, coloque a água, o sal, o curry e a margarina. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo de uma só vez. Misture bem com o auxílio de uma colher de madeira, até obter uma massa grossa, uniforme e firme. Mexa até não conseguir mais, este processo vai demorar cerca de 5 minutos. A massa vai ficar com uma aparência estranha, e vai parecer que a receita não deu certo, mas é assim mesmo. Desligue e espere esfriar.
Quando a massa estiver em uma temperatura mais morna, que dê para você manusear sem se queimar, coloque ela sobre um balcão limpo e sove até ficar lisa, o que vai levar cerca de 5 minutos. Divida a massa em 8 partes iguais.
Pegue uma parte de massa, faça uma bolinha e em seguida vá modelando com os polegares uma cestinha funda. Adicione uma colher de sopa cheia de recheio e puxe as bordas laterais, formando o biquinho característico da coxinha. Repita o processo com o restante da massa.
Coloque água em um pote largo e fundo e a farinha panko (ou farinha de rosca) em um prato. Passe as coxinhas prontas na água e em seguida na farinha para empanar.
Frite em óleo limpo e bem quente até ficarem douradinhas e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo.

 

Fonte: Paula Lumi