Receita

Batata Rôsti

By fevereiro 24, 2020 fevereiro 27th, 2020 No Comments

Ingredientes

4 batatas do tipo asterix médias (cerca de 500g)
1 litro de água
Alecrim a gosto
Sal a gosto

Recheio
1 unidade de lingüiça Goshen cortada em cubinhos pequenos
1 fatia de 2cm de presunto defumado Goshen cortado em cubinhos pequenos
1 colher de chá de orégano
1/4 de xícara (de chá) de salsinha picada
Pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (de chá) de mussarela ralada

Fonte: Paula Lumi

Modo de Preparo

Serve até 2 pessoas.

Antes de tudo prepare o recheio. Descongele o presunto defumado e a lingüiça, e em seguida corte-os conforme a descrição.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o presunto e a lingüiça picados por alguns minutos, até ficarem douradinhos. Adicione o orégano, a salsinha e a pimenta, e caso sentir necessidade adicione sal. Misture, desligue e reserve.

Ferva 1 litro de água com uma pitada de sal em uma panela média, em seguida coloque as batatas lavadas, com a casca. Deixe cozinhando por cerca de 6 minutos, ou até você espetar uma faca e encontrar certa dificuldade para passá-la pela batata.
Espere esfriar para não queimar as mãos, e descasque as batatas com o auxílio de uma faca.
Rale uma a uma das batatas em um ralador grosso, e coloque tudo em uma vasilha, tempere com uma pitada de sal e reserve.
Para esta receita, você vai precisar de duas frigideiras antiaderentes do mesmo tamanho. (Nesta receita foram usadas duas frigideiras de 18cm.)
Esquente uma frigideira em fogo médio por cerca de um minuto, coloque um fio de óleo e espalhe por toda a superfície. Coloque metade da quantidade de batatas raladas, tomando cuidado para cobrir todo o fundo da frigideira, salpique um pouco de alecrim e pressione com o auxílio de uma espátula. Coloque as linguiças e o presunto refogados, adicione o queijo e cubra tudo com a outra parte das batatas, procurando deixar todo o recheio coberto pelas batatas. Pressione novamente com a espátula e deixe fritando até o fundo ficar dourado.
Pegue a outra frigideira e passe um pouco de óleo, posicione ela sobre a frigideira com as batatas e vire para fritar do outro lado. Deixe fritando até esta outra metade também ficar dourada.
Caso você não tiver duas frigideiras iguais, você pode cobrir a frigideira com um prato, virar e empurrar o conteúdo cuidadosamente para a mesma frigideira, com um fio de óleo.

*Dica: Para uma batata rösti vegana, você pode usar o queijo vegetal de sua preferência, ou usar purê de batatas.